A Secretaria de Saúde de Juazeiro realizou, na última quarta-feira, 25, a prestação de contas do 2° quadrimestre de 2023. De acordo com os dados fornecidos pela contabilidade municipal, Juazeiro do Norte investiu mais de 89 milhões em saúde, de recursos próprios, apenas entre os meses de maio e agosto. Um aumento de, aproximadamente, 97% comparado ao 1° quadrimestre.
De acordo com a titular da Pasta, Francimones Rolim, o município é um dos que, em nível nacional, mais investe em saúde com recursos próprios. "A lei estabelece que a municipalidade invista, no mínimo, 15% da sua receita nos serviços de saúde. Juazeiro passa dos 30%, e isto mostra nosso comprometimento em ofertar o melhor e o que é direito da população", afirma a secretária.
Outro ponto de destaque mencionado na apresentação é o quantitativo de atendimentos da Atenção Primária em Saúde. Foram registradas mais de 98 mil consultas médicas, 7.897 consultas pré-natais e 223 consultas pré-natais com presença dos pais das crianças. "Esse último dado é muito significativo pois, no quadrimestre passado, tivemos 134 consultas com a presença dos pais, ou seja, eles estão acompanhando suas parceiras nesse momento importante", explica a secretária.
De acordo com os dados da Políclinica Geraldo Menezes Barbosa, somente o Serviço de Assistência Médica Especializada - SAME realizou, em 4 meses, mais de 23 mil consultas e exames em mais de 8 especialidades, como ginecologia, psicologia, cardiologia, enfermagem, entre outros. A Central de Marcação também ganhou destaque pelo desempenho. Ao todo, foram marcados 303.737 exames e consultas especializadas, durante o período.
Para Francimones Rolim, os dados refletem o esforço que o município tem feito na prestação de um serviço de qualidade. "Foram muitas melhorias, capacitações e informatização dos nossos serviços. Os índices estão aí para comprovar. Nosso município tem avançado", conclui.
Todos os dados citados estão disponíveis no Portal da Transparência, no site da Prefeitura: juazeirodonorte.ce.gov.br.