A abertura da Semana do Bebê', realizada nessa segunda-feira, 23, foi marcada pelo debate sobre a necessidade do protagonismo da família na Primeira Infância. O evento, que contou com a participação de aproximadamente 150 pessoas, foi aberto com apresentações de canto e peça teatral desenvolvidas pelos alunos da Escola Municipal Tabelião Expedito Pereira em alusão ao mote A família e a comunidade da criança'. Houve, ainda, participação da Banda de Música Padre Cícero, que tocou o hino da cidade.
Com um tecido gigante e luz, os pequenos atuaram mostrando como a participação familiar no incentivo à saúde, à educação e aos serviços oferecidos pelo município fazem diferença para o crescimento saudável dos futuros juazeirenses. Pedro Henrique, articulador do Selo Unicef, pontuou que as secretarias têm trabalhado em conjunto, não apenas para manter o selo, mas, acima de tudo, para garantir o direito das crianças e adolescentes.
A chefe de Gabinete, Sandra Cavalcante, destacou que todo cuidado na primeira infância perpassa, principalmente, pela união de ações das pastas de Educação, Saúde e Desenvolvimento Social. "Nós temos o acompanhamento das mamães nos PSF's, fazendo o trabalho de pré-natal, e no CRAS, para aquelas que têm mais dificuldade socioeconômica, depois, essas crianças crescem e continuam sendo acompanhadas na escola e são inscritas nos nossos projetos. É uma rede grande", explica.
Para Cris Bezerra, profissional responsável por acompanhar alguns municípios e a execução do Programa Saúde na Escola neles, afirmou que Juazeiro do Norte é um exemplo. "Juazeiro conseguiu aumentar as ações de saúde na escola, incentivou a formação dos educadores e servidores da saúde, para ampliar o debate sobre primeira infância", aponta.
De forma simbólica, ocorreu a entrega de um óculos de grau ao estudante Enzo Leandro, da Escola Professora Nair Silva, representando todas as crianças que melhoraram seu desempenho escolar e de saúde, no município, após a utilização de óculos.
A Semana do Bebê é uma realização das secretarias de Saúde, Educação e Desenvolvimento Social. Até o dia 27 de outubro, ocorrerão nas unidades de saúde, escolas e equipamentos de desenvolvimento social palestras com o tema. A programação está disponível, abaixo: