Os confrontos finais em busca do pódio e a premiação dos campeões gerais e destaques da XVII edição dos Jogos Estudantis de Juazeiro do Norte - JEJUNOs marcaram a cerimônia de encerramento do evento esportivo, na sexta-feira, 20. Promovido pela Prefeitura, através das Secretarias de Educação e de Esporte e Juventude, o evento ocorreu no Ginásio Poliesportivo e reuniu estudantes da rede municipal, estadual e privada.
Em quase um mês de competições, a iniciativa contou com a participação de 98 escolas e cerca de 6 mil estudantes/atletas, abrangendo modalidades tanto coletivas como individuais, bem como as especiais.
O Prefeito Glêdson Bezerra, a titular da Educação, Pergentina Jardim, e o secretário de Esporte e Juventude, Bendimar Júnior, realizaram a entrega dos troféus para as escolas campeãs.
O Colégio da Polícia Militar Hervano Macedo Júnior foi o grande vencedor geral. Na categoria Sub-12, a Escola Municipal Cívico Militar Edvard Teixeira Férrer garantiu o 1° lugar, e a escola municipal Cícera Maria dos Santos, o 3° lugar.
Na categoria geral Sub-15, também houve premiação para as escolas Cícera Germano Correia e Mário da Silva Bem, que conquistaram o 1° e o 3° lugar no pódio, respectivamente. Entre os destaques nas modalidades coletivas, a rede municipal conquistou 20 troféus.
O aluno e atleta da Escola Municipal 3 de Junho, Edmar Brito, que na abertura acendeu a tocha representando o início dos jogos, participou do momento para apagar a chama, acesa durante todos os dias dos jogos. O Prefeito Glêdson parabenizou todos os atletas participantes, declarando, oficialmente, o encerramento dos JEJUNOs 2023.
Na programação do encerramento, o grande destaque foram as disputas finais e acirradas, tendo como palco o Poliesportivo completamente reformado e lotado de espectadores. O primeiro jogo contemplou o Colégio da Polícia Militar, campeão do vôlei masculino Sub-18; já a Escola Adauto Bezerra foi campeã na modalidade Handebol Feminino Sub-18; enquanto a escola Conserva Feitosa venceu o José Bezerra por 3 a 1, na final do Futsal masculino Sub-18, sagrando-se campeã.
O grande destaque do encerramento foi a final do Futsal Masculino Sub-12, reunindo em quadra as escolas municipais Jerônimo Freire e Edvars Teixeira Férrer. Em uma partida emocionante, a vitória foi definida nos pênaltis, após os dois times empatarem em 4x4, no tempo normal de jogo. A Escola Jerônimo Freire foi a grande campeã, conquistando a medalha e o troféu de ouro.
O camisa 9 do time do Edvard Teixeira, Ryan Gabriel, analisou o desempenho na partida. “O jogo de hoje não foi como a gente esperava, mas assim a gente aprendeu a lição que nem sempre ganhamos. A gente jogou bastante, se esforçou no decorrer de todo o campeonato, mas futebol é assim: uma hora a gente ganha e outra hora a gente perde. Vamos nos preparar para, no próximo ano, estarmos aqui de novo para ganhar a final”, disse.
Já pelo lado vencedor, Cícero Breno, que fez um gol durante o jogo e um nos pênaltis, comemorou o título da escola campeã. “Estou me sentindo muito feliz porque é o meu primeiro JEJUNOs e já sendo campeão”, disse. Ele também agradeceu a torcida, aos companheiros de time e aos professores.
No encerramento dos Jogos, o gestor municipal evidenciou o sentimento de gratidão, e ressaltou que os JEJUNOs vieram para ficar. “Nós voltamos para ficar. Nós não podemos mais deixar de realizar uma edição dos Jogos Estudantis. Foram mais de 10 anos sem realização dos Jogos e, ano passado, quando realizamos, ficamos surpresos diante de tanta beleza, diante de tanto encantamento. E este ano, com o dobro de escolas e atletas participantes, nós nos sentimos realizados”, declarou.
A titular da Educação destacou a participação das escolas da rede municipal que, durante todos esses dias, vivenciaram os Jejunos e incentivaram nossos estudantes a vivenciar o esporte em sua plenitude. "Tivemos belíssimos resultados, e ver a alegria desses estudantes , professores, núcleo gestor, é muito gratificante".
O secretário de Esporte ressaltou a dimensão dos jogos. "Dentre as 17 edições dos Jejunos, essa foi a maior e já entrou para a história", frisou. Na cerimônia, também estiveram presentes o rei e a rainha dos Jogos, que foram eleitos na solenidade de abertura.