No mês dos professores, a Prefeitura de Juazeiro do Norte, por meio da Secretaria de Educação, realizará a entrega de 1.390 notebooks para professores em efetiva regência na Rede Municipal de Ensino. Os equipamentos começarão a ser distribuídos na próxima quarta-feira, 11, em uma cerimônia de entrega simbólica que acontecerá no auditório da Seduc, às 8h. No momento, 200 máquinas serão entregues. Os demais distribuídos, conforme cronograma nas unidades escolares. No ato da entrega, o profissional deverá assinar o termo de cessão de uso.
Como forma de auxiliar, 367 equipamentos estarão disponíveis em ambientes pedagógicos. Receberão posteriormente, ao retornar para suas funções, os docentes que estiverem com atestados e com licenças.
Além da valorização da prática docente, a ação visa fortalecer e aprimorar as práticas pedagógicas, permitindo que os profissionais tenham acesso a ferramentas tecnológicas, possibilitando explorar outros caminhos.
A secretária de Educação, Pergentina Jardim, ressalta que a iniciativa busca disponibilizar ao professor mais um importante recurso para auxiliar na sua formação e no desenvolvimento das práticas de aprendizagem. "É uma imensa alegria poder realizar essa ação, porque nossos professores merecem, pelo belíssimo trabalho que constroem, diariamente, e esperamos que utilizem com zelo para fazer bom proveito das inúmeras ferramentas que este equipamento oferece. Tivemos muito cuidado em oferecer um equipamento com uma configuração de qualidade", afirma.
O prefeito Glêdson Bezerra afirma "investir na tecnologia como ferramenta de aprendizagem é uma ação permanente da gestão municipal, através do programa Educa Juazeiro". Em 2022, foram adquiridos e entregues 1.500 tablets para todas as escolas de educação infantil para serem utilizados pelas equipes pedagógicas, por meio do projeto "Educação Infantil na palma da mão", para o desenvolvimento de experiências de aprendizagens com as crianças. Já em 2023, a revitalização dos laboratórios de informática também vem sendo realizada nas unidades escolares com a aquisição de 1.100 computadores completos.