Com a temática "Múltiplos saberes - um olhar para a ciência no Nordeste", e seguindo o cronograma da II edição da Feira Científica de Juazeiro do Norte - FECIJUNO, algumas escolas municipais já estão realizando a etapa escolar, que segue até o próximo dia 11 de outubro. Esse é o momento em que os professores e estudantes desenvolvem seus projetos e fazem a socialização das pesquisas à comunidade escolar. A feira é realizada pela Secretaria de Educação em parceria com as escolas.
Na Educação Infantil, as Escolas Zilda Arns, Ana Amélia, Padre Jacinto, Maria da Conceição Ribeiro e Francisca Pereira de Matos já iniciaram as ações. No Fundamental, as unidades escolares José Marrocos, Cícera Maria, Líder Comunitário, Dom Vicente e Maria de Lourdes Lopes também promoveram atividades envolvendo trabalhos nas várias áreas do conhecimento. Neste sábado, 30, a escola Mário Bem também realizará exposições.
Dentre os objetivos da feira está o incentivo ao protagonismo estudantil, através do estímulo à curiosidade e ao desenvolvimento do senso crítico. A feira visa, também, a criação de projetos científicos interdisciplinares pautados nas áreas de linguagens, matemática, ciências humanas e estudos regionais, além de ciências da natureza e robótica.
Após a apresentação dos projetos a uma banca examinadora na etapa escolar, os melhores trabalhos avaliados, de áreas e segmentos distintos, poderão ser inscritos na etapa municipal. De acordo com a alteração realizada no cronograma do edital, a previsão para a realização da fase municipal é nos dias 13 e 14 de dezembro.
Participam trabalhos de pesquisa desenvolvidos por estudantes e professores do Ensino Fundamental, Educação Infantil, e da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), das escolas públicas da rede municipal.