Fotos: Alê Cardoso
A Secretaria de Saúde de Juazeiro realizou nessa quinta-feira, 28, a cerimônia de colação de grau de 269 técnicos em Agente de Saúde e Agente de Endemias. Durante 10 meses, os servidores, que já atuavam no município, receberam formação híbrida para aperfeiçoar sua atuação. Ao todo, foram 1.275 horas de aulas. A qualificação técnica é uma parceria do município com o Ministério da Saúde.
Hoje, Juazeiro do Norte conta, a nível técnico, com 59 agentes de endemias e 210 agentes de saúde. José Walter Bomfim, servidor na área de endemias há 25 anos, conta que, apesar da sua vivência, o curso foi uma experiência transformadora em sua vida. "Para mim, foi um grande aprendizado. Tinha coisa que não sabia que era meu dever. Por exemplo, aprendi que é papel do agente de endemias saber sobre resíduos sólidos e os cuidados com o meio ambiente", explica.
Para a oradora da turma de técnicos em agente de saúde, Maria Adelina Pereira, que é servidora há 22 anos, a experiência fortaleceu seu senso de comunidade. "Nós aprendemos a ver que tudo é comunitário. Que é necessário atuar analisando a realidade de cada lugar. Com certeza fortaleceu o trabalho em coletivo", fala. Além das aulas online, os alunos tiveram atuação prática com visitas aos bairros do município.
A celebração foi cercada de abraços, emoção, petiscos e música ao som de 'Gardênia e banda'. Durante a solenidade, os agentes de saúde cantaram uma paródia de músicas famosas, afirmando que a qualificação mudou suas histórias como profissionais.
Segundo Francimones Rolim, secretária de Saúde, um dos motivos para que o município realizasse a parceria é o dever de proporcionar um atendimento humanizado. "São esses servidores que estão mais próximos da população cotidianamente, então é preciso treinar essas pessoas para que a gente proporcione um serviço de qualidade. Hoje chegamos no ápice, estamos formando técnicos. Nosso objetivo é qualificar todos os profissionais", declara.
O Prefeito Glêdson Bezerra saudou os formandos. "Todas as conquistas que tivemos na Saúde nos últimos anos, como a nota 9.53 no Previne, foi graças ao trabalho e profissionalismo de vocês. Nossos prêmios e títulos são resultados do investimento na área em nosso município e vocês são os principais agentes responsáveis por eles", afirma.
Estiveram presentes, também, o vereador Fábio do Gás, representando a Câmara de Vereadores, e vários servidores do Poder Executivo Municipal.