Nessa quarta-feira, 27, na Escola de Saberes Daniel Walker, foi apresentada às Instituições Financeiras do município a nova ferramenta para auxiliar os bancos na emissão da Declaração Eletrônica de Serviços Financeiros (DES-IF), conforme estabelecido pelo Decreto 881, de 18 de setembro de 2023. O objetivo é alinhar o município a uma sistemática semelhante à usada nas capitais e principais municípios do país.
As agências bancárias devem declarar, mensalmente, informações financeiras e contábeis ao COSIF, sistema contábil elaborado pelo Banco Central - BANCEN e ao Fisco Municipal para apuração do Imposto Sobre Serviço - ISS.
Essa iniciativa busca simplificar e tornar mais eficiente e transparente o processo de arrecadação dos impostos municipais, beneficiando tanto os bancos quanto a administração pública.
Estiveram presentes no encontro os servidores da Sefin, o representante da Empresa do Sistema de Arrecadação responsável pelo aprimoramento da ferramenta, e representantes das principais instituições financeiras como Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e o Banco Bradesco.