A Secretaria de Infraestrutura de Juazeiro do Norte está aplicando uma solução pioneira para contenção localizada de águas pluviais e drenagem natural: são os Poços de Drenagem. A ideia vem sendo utilizada em grandes cidades como possibilidade de redução do impacto das chuvas e reabastecimento dos recursos hídricos subterrâneos.
O projeto é pioneiro em Juazeiro e interior do Nordeste e deverá ser aplicado em diversos pontos da cidade. A medida também favorece o reabastecimento do lençol freático, atuando na busca da sustentabilidade da universalização no fornecimento de água da cidade, que ocorre, sobretudo, por captação de águas subterrâneas, através de bombeamento de poços profundos pela concessionária de abastecimento.
A primeira instalação do equipamento ocorreu na Praça Rachel de Queiroz, entregue, recentemente, à população do Bairro São José. A segunda bateria de poços foi instalada na entrada do loteamento Conviver Life, onde existe um problema histórico de acúmulo e retenção de água pluvial, em via de grande fluxo.
O projeto consiste na instalação de poços com manilhas perfuradas, preenchidas com materiais drenantes que promovem a infiltração de águas pluviais. Instalado em pontos específicos como áreas de confluência, é capaz de reduzir os impactos em superfícies impermeáveis e de ampliar os sistemas de drenagem local.
O titular da Seinfra, José Maria Pontes, revela que a tecnologia para o sistema de drenagem foi identificada para inibir os impactos das águas de chuvas em solo impermeável. "Esta instalação adota solução similar à implantada em grandes centros urbanos e vem representar mais uma inovação em obras públicas na cidade", disse.