Juazeiro do Norte recebeu a equipe do Ministério da Saúde para avaliar a possibilidade de certificação do Selo Prata' em boas práticas para eliminação da transmissão vertical do HIV. A visita técnica, de 3 dias, está sendo encerrada nesta sexta-feira, 22, e tem o objetivo de considerar os critérios de exigibilidade, bem como verificar as metas de eliminação por meio de indicadores estabelecidos. O município, hoje, concorre ao título devido à diminuição da taxa de transmissão da mãe para o feto ainda no período de gestação, durante o parto ou na amamentação do bebê.
A visita consta de inspeção de unidades básicas de saúde para verificar a adequação da rede de serviços laboratoriais que disponibilizam testes para diagnóstico e monitoramento das gestantes e recém-nascidos expostos ou com HIV. Também há entrevista com os profissionais, avaliação de prontuários e observação da coleta e acompanhamento de dados. De acordo com Lucília Nagilla, coordenadora da Vigilância Epidemiológica, o relatório para solicitação da certificação foi enviado previamente ao Ministério da Saúde. "Agora, estamos na torcida para que essa certificação chegue, toda a equipe tem trabalhado arduamente", revela.
No primeiro dia de visita, a equipe do Ministério da Saúde pode conhecer a rede de assistência do município e o fluxo de ações desenvolvidas para o tratamento das gestantes. Nagilla ressaltou os avanços dos últimos anos, como a realização de testes nas Unidades Básicas de Saúde, maternidade e Serviço de Assistência Especializada. Ainda foram destaques, a boa cobertura de tratamento da profilaxia do HIV, o diagnóstico oportuno da condição em período gestacional, a parceria com laboratórios de referência e, por fim, a atuação da equipe do Consultório na Rua.
A articuladora da área técnica de Infecções Sexualmente Transmissíveis da Secretaria de Saúde do Estado, Maria Vilani de Matos, acompanha a equipe do Ministério da Saúde.