Cerca de 900 estudantes, matriculados no 5° ano, de oito escolas da Rede Municipal de Ensino, participaram nessa terça-feira, 19, da formatura no Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência - Proerd. Os discentes que se destacaram na produção de redações sobre a temática foram premiados com bicicletas. O programa é uma parceria entre a Prefeitura de Juazeiro do Norte, por meio da Secretaria de Educação, e da Polícia Militar do Ceará.
A fanfarra da Escola Dona Odorina Castelo Branco Sampaio abriu a cerimônia entoando o Hino do Município. A solenidade também contou com atividades lúdicas para festejar o momento.
O estudante da escola Cícera Maria dos Santos, Rafael Leandro, destaca que o que aprendeu durante as aulas do Proerd foi muito importante. "Aprendi que sempre devemos dizer não às drogas, ao álcool, à violência e ao bullying, é uma matéria que gostei muito de aprender".
Em parceria com unidades escolares e as famílias, o Proerd é um projeto coordenado pela Polícia Militar que atua, de maneira preventiva, abordando questões como a importância das boas amizades, resistência às pressões de grupo, como lidar com sentimentos de tensão, e ainda ser confiante.
O Prefeito Glêdson Bezerra enfatizou que a execução deste projeto é imprescindível. "Não podemos desistir da educação das nossas crianças, pelo contrário, temos que capacitar, orientar e formar para elas saberem sobreviver e resistir à essas questões como não às drogas, ao bullying, à violência. Investir na prevenção e educação é sempre o melhor caminho", destacou.
A secretária Executiva de Educação, Ireneide Oliveira, frisou que com o aprendizado, os estudantes serão multiplicadores dentro do contexto familiar, no bairro, com os colegas, da mensagem do quanto as drogas e práticas violentas são prejudiciais.
O Sub-Tenente Fontes explicou como é realizada a dinâmica das aulas. "Durante 10 semanas, a Polícia Militar se faz presente na sala de aula, acompanhada do professor, ministrando aulas dinâmicas sobre prevenção, com base no material didático fornecido pela Secretaria de Educação. Buscamos ensinar os jovens a tomar boas decisões, crescendo com essas habilidades de resistências", relatou.