A Prefeitura de Juazeiro do Norte, representada pelas Secretarias de Educação, de Desenvolvimento Social e Trabalho e de Saúde, participou nesta terça-feira, 19, do seminário que debate as atualizações, avanços e desafios do programa Bolsa Família e do Cadastro Único/PROCAD. O evento, promovido pelo Governo do Estado, aconteceu em Fortaleza e reuniu secretários municipais e técnicos da área de todo o Ceará.
O seminário busca fortalecer a articulação entre os municípios, baseada na atualização das normas, possibilitando a otimização da qualificação do Programa Bolsa Família e do Cadastro Único. De acordo com informações do Governo Estadual, atualmente, 1 milhão, 484 mil e 635 famílias em situação de vulnerabilidade recebem o benefício, e um dos maiores desafios enfrentados é o acompanhamento por meio da atualização dos cadastros.
A titular da pasta de Desenvolvimento Social e Trabalho do município, Josy Lima, ressalta que o encontro é uma união de todas as secretarias em prol das famílias em vulnerabilidade social de todo o Brasil e, principalmente, das famílias de Juazeiro do Norte.
A secretária de Educação, Pergentina Jardim, destacou a importância das discussões que envolvem a temática. "Foram abordadas durante o seminário temáticas ligadas às condicionalidades, referentes ao Programa Bolsa Família. Assim, nós da Educação, temos que, cada vez mais, observar e preservar pelo direito dos juazeirenses", frisou.
Participaram, ainda, a coordenadora da Vigilância Alimentar, Nutricional e Bolsa Família da Secretaria de Saúde, Luciana Veloso, bem como a coordenadora do Cadastro Único no município, Anny karollyne Siqueira.
O evento contou com a presença do governador Elmano de Freitas, e das secretárias de Proteção Social do Estado, Onélia Santana, e da Saúde, Tânia Mara Coelho. A secretária Executiva de gestão da rede escolar, Oderlânia Leite, também esteve presente.