A Secretaria de Saúde de Juazeiro realizou, em parceria com o Centro de Estudo Cearense de Ultrassonografia - Ecus, mais de 130 exames de imagem pélvica em pacientes do município, no último final de semana. A parceria, que ocorre desde maio, já beneficiou mais de 300 mulheres com exames ginecológicos e obstétricos. A ação ocorreu no Serviço de Assistência Médica Especializada - SAME.
De acordo com Francimones Rolim, secretária da pasta, todos os meses a equipe de profissionais e alunos do Ecus ofertam uma modalidade para as mulheres já cadastradas na Central de Marcação do município. "Este exame é muito importante para identificar doenças como miomas uterinos, pólipos endometriais, síndrome dos ovários policísticos, adenomiose e endometriose", explica.
Com o equipamento é possível observar os órgãos localizados na região da pelve, onde estão os sistemas reprodutores, como ovários e útero. Segundo o ultrassonografista e professor, Everardo Guanabara, todos saem ganhando com a ação. "É muito produtivo, tanto para Juazeiro, quanto para pacientes e médicos em formação", ressalta.