Fotos: Thiago Sousa
A população juazeirense marcou presença na Rua São Pedro na manhã dessa quinta-feira, 7, para acompanhar o tradicional desfile cívico em alusão ao Dia da Independência. Ao som das fanfarras, a solenidade contou com a apresentação de 19 escolas entre municipais, estaduais e privada, envolvendo o tema central do desfile referente aos 20 anos da Lei 10.639/2003 e a construção de uma educação antirracista.
A cerimônia foi iniciada com o hasteamento do pavilhão nacional. A Banda de Música Padre Cícero abriu o desfile, acompanhada do Tiro de Guerra. Polícia Penal, Guarda Municipal, Demutran, Corpo de Bombeiros, Escoteiros e Maçonaria também abrilhantaram o momento.
Os estudantes percorreram a Rua São Pedro apresentando os temas que realizavam uma contextualização histórica sobre o tema em evidência.
A secretária de Educação, Pergentina Jardim, destacou a importância do ato cívico para a aprendizagem. "Estamos tendo aqui uma extensão da sala de aula, onde o estudante mostra o que foi trabalhado nas aulas envolvendo essa temática tão importante e necessária", pontuou.
O prefeito Glêdson Bezerra ressaltou a alegria e o sentimento referente às comemorações da semana da pátria. "Estamos desde o dia 1° fazendo esse movimento de desfile cívico nos bairros, e hoje, este brilhante desfile mostra a festa de amor à Pátria, um momento único, que reúne famílias para assistir seus filhos e netos desfilarem", ressaltou.
A aposentada Maria José chegou cedo à rua São Pedro para conferir os dois netos no desfile. "É uma emoção que não cabe no peito, eles se prepararam muito, e estou feliz com a organização do evento e com a participação deles", frisou.
Com o investimento na musicalidade como ferramenta para o aprendizado, através da aquisição de instrumentos para composição das fanfarras, as escolas da Rede Municipal de Ensino realizaram um espetáculo.
Entusiasmado, o estudante Yuri Dantas, da Escola Municipal Dona Odorina Castelo Branco, disse ser a primeira vez vivenciando o momento cívico. "Estou muito feliz, é uma experiência muito boa para mim e gosto muito de tocar na fanfarra".
Após o ato cívico tradicional, realizado em frente à sede do Poder Executivo Municipal, as fanfarras seguiram até à Praça Padre Cícero, onde puderam fazer suas apresentações.