O setor de Vigilância Sanitária de Juazeiro informa que a emissão do Certificado Internacional de Vacinação da Profilaxia - CIVP, conhecida como febre amarela, não será mais emitido na unidade. A decisão segue a nota técnica 14/2022, elaborada pelo Ministério da Saúde, que orienta a emissão on-line, através do aplicativo ConecteSUS, usando o login gov.br.
Para acessar o comprovante de vacinação, o usuário deve baixar o aplicativo ConecteSUS. Em seguida, preenche as informações para realizar o cadastro. Depois, basta clicar no ícone vacinas' e buscar pela imunização contra a febre amarela. O prazo para emissão é de 10 dias úteis.
De acordo com Ana Luisa Leite, coordenadora de imunização, todas as vacinas, hoje, são migradas para o sistema do Governo Federal. "Quando o usuário faz sua conta, ele tem acesso às vacinas e pode gerar o passaporte de vacinação", explica. Ela reforça que a utilização do aplicativo é feita, exclusivamente, pelo usuário e não tem nenhuma interferência da Secretaria de Saúde. "Nós não trabalhamos com senha e criação das contas, tudo isso deve ser feito pela própria pessoa", adianta.
Apesar da mudança, o setor municipal continuará funcionando, normalmente, na Rua São Francisco, 200 - Centro. O atendimento também pode ser feito via telefone por meio do número 3199-0397.