"Se precisar, peça ajuda!" É com esse lema que a Secretaria de Saúde de Juazeiro - SESAU dá início à Campanha Setembro Amarelo', mês de prevenção ao suicídio. A primeira ação, voltada para o cuidado dos profissionais de saúde mental, aconteceu na última sexta-feira, 1º, no CAPS III e contou com a oferta de serviços de ventosaterapia, reflexologia, liberação miofascial e auriculoterapia.
Com música relaxante e clima de descontração, os usuários do equipamento, junto aos servidores puderam realizar alongamentos relaxantes, trocar palavras de reafirmação e falar sobre as práticas cotidianas que ajudam na manutenção da saúde mental. "Não podemos tratar o tema como um tabu ou ter uma visão campanhista. É preciso entender que a mente envolve vários fatores", explica Dayse Luz, diretora de Saúde Mental.
De acordo com a última pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde - OMS em 2019, são registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo. No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, ou seja, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia, segundo dados do Ministério da Saúde.
Para Martenisia Lemos, secretária do CAPS III, é preciso reconhecer, também, os profissionais que atuam com esse tema tão delicado. "Por vezes acabamos absorvendo as coisas, então ter esse momento de relaxamento é uma forma de mostrar o quanto somos importantes nessa prevenção", afirma. Segundo a servidora, ela está pronta para cumprir os próximos turnos. "Estou extremamente leve, agora", brinca.
Os serviços ofertados são uma parceria da SESAU junto ao Centro Universitário Leão Sampaio. A professora e fisioterapeuta, Ana Geórgia Amaro, reforçou como a auriculoterapia contribui para a melhora da ansiedade, estresse e depressão. "Nós estimulamos regiões do corpo que proporcionam bem-estar, aqui estamos usando uma semente que pode ficar de 4 a 5 dias em funcionamento", explica.
Durante o mês de setembro, Juazeiro contará com uma programação especial a ser desenvolvida em pontos da cidade em alusão ao Setembro Amarelo e a defesa da vida. Em breve, o calendário de ações será disponibilizado no site da Prefeitura: juazeirodonorte.ce.gov.br.