A Procuradoria Geral do Município reuniu-se, nessa quinta-feira, 31, com o Sindicato dos Servidores Municipais de Juazeiro do Norte - SISEMJUN, para continuar o debate sobre o reajuste salarial e o piso da enfermagem. O tema vem sendo discutido entre as partes há cerca de quatro meses. Estiveram presentes, também, representantes da Secretaria de Administração e do Núcleo de Gestão e Planejamento - NUGEP.
Durante o momento, Walberton Carneiro, Procurador Geral, informou sobre o repasse dos créditos de valores realizado pelo Governo Federal - como recurso complementar - para efetivar o piso salarial dos enfermeiros, técnicos em enfermagem, auxiliares de enfermagem e parteiras do município. "O NUGEP está realizando longos estudos para aplicar corretamente esses recursos. Nosso objetivo é distribuir de modo que todas as categorias obrigatórias cheguem ao piso", explica.
Ainda foi informado que o Projeto de Lei sobre o piso da enfermagem já está redigido. Antes de ser enviado à Câmara dos Vereadores para ser apreciado, o documento irá passar pela secretária de Saúde, Francimones Rolim, para acertar os detalhes finais. Ficou acordado, entre os participantes, a realização de uma nova reunião para debater com profundidade apenas esse ponto.
Quanto ao reajuste salarial, cuja proposta enviada ao Legislativo municipal, é de 5.79%, seguindo as diretrizes da Lei de Responsabilidade Fiscal - LRF, o município reforçou que a situação é crítica. "Estamos estudando estratégias, todos os dias, para diminuir o gasto com pessoal", afirma Jana Rodrigues, tecnóloga em recursos humanos.
A diretoria do SISEMJUN apresentou uma proposta que será protocolada oficialmente na Procuradoria Geral, para que, posteriormente, possa ser analisada pela equipe técnica.