O município de Juazeiro do Norte recebeu, nesta quinta-feira, 31, integrantes da Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS) - vinculada ao Ministério da Saúde. A visita teve o objetivo de conhecer os desdobramentos da implementação da nova versão do e-SUS, com foco no Prontuário Eletrônico do Cidadão, que levou a cidade a ser um dos 7 municípios pilotos do país, subindo mais de 115 posições no Previne Brasil. Na ocasião, estiveram presentes as coordenadoras e diretoras da Secretaria de Saúde.
Durante a visita, Quitéria Magalhães, coordenadora da Atenção Primária, explanou sobre os avanços que o município obteve nos últimos 2 anos, como a descentralização de serviços, ampliação das estratégias de saúde da família e maior acompanhamento das vacinas, consultas, exames e outros procedimentos realizados para a população. "Ir atrás de melhorar nossos serviços, para estar de acordo com o Previne, expandiu a nossa atuação", revelou.
Outro assunto de destaque é a intenção da municipalidade de estender a nova versão do e-SUS PEC para a atenção especializada, como os Centros de Atenção Psicossocial e o Centro de Especialidades Odontológicas. Os integrantes da SAPS parabenizaram a expansão da saúde em Juazeiro do Norte. "É importante manter essa parceria e troca de experiência com os municípios que estão se destacando na inovação", afirmaram.
Além de compreender o funcionamento do sistema no município, a SAPS informou as novas atualizações do e-SUS PEC, como a ampliação para a atenção especializada, prescrição digital e teleinterconsulta. Entre as novidades, também tem o PEC para estagiário, facilidades no agendamento de consultas de pré-natal e filosofia de compartilhamento do cuidado.
Por fim, os participantes visitaram a Unidade Básica de Saúde 11/79, localizada no bairro São José, para ver na prática, como o município atua.
Francimones Rolim, secretária de Saúde, afirma que o município estar nesse grupo seleto é motivo de comemoração. "Juazeiro ser referência, ter indicadores para mostrar, ter saído de uma nota 2.1 para 9.56, e hoje servir de referência para mais de 5 mil municípios é uma satisfação imensa", conclui.