Com os pés no chão e olhos atentos aos animais, as crianças assistidas pelo CAPS TEA de Juazeiro do Norte participaram de uma tarde de lazer, na última terça-feira, 29. A ação, desenvolvida pela Secretaria de Saúde, aconteceu em parceria com o Projeto Topázio de Equoterapia, e envolveu mais de 40 pessoas.
Durante o momento, as crianças puderam aproveitar o contato com a natureza, brincar com os pés na grama verde, além de conhecer animais como cavalos, patos e vacas. "O contato com esse espaço verde ajuda muito nos fatores psicológicos que são desenvolvidos na infância", afirma a fisioterapeuta do Projeto Topázio, Roseanne Queiroz.
Os acompanhantes também receberam explicação sobre a importância da Equoterapia para o desenvolvimento de crianças com Transtorno do Espectro Autista -TEA. O fisioterapeuta, Ícaro Freitas, explica que "é uma terapia, onde utilizamos cavalos para construir mais comunicação, confiança e interação entre as crianças diagnosticadas".
Para Salvia Ulisses, coordenadora do CAPS TEA, a ação é um passo importante no tratamento. "Momentos de integração como esse contribuem para a socialização das crianças", conclui.