A Secretaria de Educação de Juazeiro do Norte iniciou nesta segunda-feira, 28, o segundo ciclo de palestras desenvolvido pelo Projeto Família Presente, abordando e incentivando a participação e o diálogo permanente entre família e escola. As atividades estão acontecendo no auditório da Seduc e, somente neste primeiro dia, cerca de 70 familiares estiveram presentes.
O projeto tem como objetivo principal promover a participação efetiva da comunidade dentro do contexto escolar. O momento foi iniciado com a apresentação de um grupo de dança formado por discentes da Escola Municipal Raimundo Pessoa.
Com a temática "Tecendo o presente e transformando o futuro", o Projeto Família Presente integra as ações do Programa Educa Juazeiro. Por meio da parceria com os pais dos estudantes, a iniciativa busca fortalecer uma educação construtiva, através do trabalho coletivo entre dois grandes pilares: família e escola.
As escolas contempladas neste primeiro dia, conforme cronograma estabelecido, foram: Pelúsio Correia de Macêdo, Vereador Fernandes Coimbra, Irmã Iva, José Geraldo da Cruz, Izabel da Luz, Demóstenes Ratts Barbosa e Felipe Neri da Silva.
A orientadora educacional, Tânia Benício, abordou sobre as múltiplas possibilidades de aprendizagem, além dos elementos necessários para a construção de um projeto de vida, como o diálogo, compreensão e o apoio ao filho. Ela enfatizou, ainda, a importância da presença da família, atuando junto às crianças, para o desenvolvimento socioemocional.
A secretária Executiva de Educação, Ireneide Nascimento, destacou que é essencial a parceria entre esses pilares, visando o melhor para os estudantes. "Estamos aqui para que, juntos, trabalhemos em coletividade em prol da educação dos nossos alunos, que são o nosso maior olhar", ressalta.