A Prefeitura de Juazeiro do Norte, por meio das secretarias de Educação e Saúde, participou nesta sexta-feira, 25, do II Seminário Vidas Preservadas - "Na dor, renasça", que trata sobre a Prevenção e Pósvenção ao Suicídio. O evento é realizado em parceria com a Faculdade de Medicina Estácio - IDOMED, bem como com a comissão vidas preservadas de Barbalha e Ministério Público.
Ao som do coral formado por estudantes da Universidade Federal do Cariri - UFCA, o seminário contou com a presença de representações de diversas instituições de 14 municípios, além de palestras envolvendo a valorização da vida e como recomeçar diante do luto, além de discussões sobre saúde mental. Professores e coordenadores da Rede Municipal de Ensino também estiveram presentes.
A secretária de Educação, Pergentina Jardim, destacou as ações que são realizadas junto às escolas em prol da prevenção, iniciadas pelo diálogo e parceria constante com a Secretaria de Saúde. Em junho, o município de Juazeiro do Norte teve sua adesão ao Projeto Renovada, realizando ações contínuas como seminários, palestras, rodas de conversas e escuta ativa com representantes, familiares e, principalmente, estudantes.
O Projeto, que é idealizado pelo Ministério Público, tem como objetivo promover uma abordagem intersetorial do assunto, buscando estimular e intensificar o debate e a sensibilização para o fortalecimento de políticas públicas relacionadas à saúde mental e à criação de estratégias para o desenvolvimento de um trabalho em rede.