Crédito Thiago Sousa
Em uma grande mobilização articulada pela Prefeitura de Juazeiro do Norte, foi realizada a segunda edição da Marcha Pela Infância, nesta quinta-feira, dia 24.
A Marcha é uma iniciativa municipal realizada através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho - SEDEST, e tem o propósito de chamar a atenção das esferas da sociedade, como o poder público, círculos familiares e instituições para o desenvolvimento da fase da infância.
Tendo em vista a abrangência da Marcha, o movimento também teve o envolvimento de diversas secretarias como Educação e Saúde, bem como, representantes de organizações da sociedade civil e de escolas públicas municipais, entre elas a Escola Prefeito José Monteiro, Escola Vereador Antônio Fernandes Coimbra, Escola Maria Quirino, Escola José Marrocos e a Escola José Ferreira.
A secretária da SEDEST, Josy Lima, frisou o trabalho cada vez mais essencial da Assistência na defesa dos direitos deste público. "Com essa Marcha, a gente pretende chamar a atenção da população para os cuidados que devemos ter com nossas crianças e adolescentes, sobretudo, na primeira infância. A crianca precisa estar inserida num contexto familiar bom, um contexto onde ela possa desenvolver suas habilidades, se desenvolver da forma correta", detalha.
Para a secretária Pergentina Jardim, a Educação "tem o princípio fundamental de garantir a aprendizagem", princípio este exercido na educação infatil com incentivo à leitura e escrita, atividades dinâmicas, brincadeiras e é continuada na adolescência com promoção de feiras de ciências, projetos ligados a jogos esportivos, pedagógicos e matemáticos.
A secretária de Saúde, Francimones Rolim, também citou o trabalho da Saúde com o CAPS Infantil com atendimento a mais de 1.200 crianças. Conveniados ao Município, também há organizações como o Instituto Heitor Coelho e o Centro de Especialidade Regional - CER e o Núcleo de Apoio à Criança com Deficiência, todos prestando serviços adequados.
O articulador-Geral do Selo Unicef, Pedro Henrique Souza, declara que o conjunto de ações feitas por meio do trabalho conjunto com o auxílio do Selo Unicef tem um bom reflexo no desenvolvimento social. "As ações em destaque desenvolvidas pelo Selo Unicef são justamente as melhorias efetivas das políticas públicas setoriais direcionadas às crianças e adolescentes. A cobertura vacinal, a melhoria da estrutura do ambiente escolar, a inovação pedagógica, além da inserção de jovens no mercado de trabalho, e o fortalecimento de órgãos que atendem este público. Enfim, todas estas e muitas outras ações que são norteadas pelo Plano Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente", explica.
A ocasião faz parte da programação do Agosto da Juventude.