O Conselho Municipal de Segurança Pública de Juazeiro - COMSEG se reuniu pela primeira vez após a aprovação do Plano Municipal de Segurança Pública, nesta quinta-feira, 24. O encontro ocorreu no auditório da sede da Secretaria de Segurança Pública e Cidadania - SESP. Na reunião ordinária, as pautas foram a operação de regularização fundiária e atualização do cadastro imobiliário do bairro Santa Tereza.
A perspectiva do COMSEG é mapear, inicialmente, territórios estigmatizados pela violência e criar políticas públicas para fortalecer as bases da segurança comunitária, com equipe multidisciplinar destinada a projetos de atendimentos sociais, como "A Prefeitura No Seu Bairro" e o "Projeto Guerreiro".
No segundo momento, foi dialogado sobre o planejamento para elaboração do novo Plano Municipal de Segurança Pública, que visa integrar novos aspectos de abordagem metodológica, instrumentos de eixos estratégicos e articulação do poder público nos âmbitos da segurança.
O titular da SESP, Cláudio Luz, dialogou sobre a participação dos movimentos sociais na construção do novo Plano, com objetivo de ampliar mais segmentos da sociedade civil. Cláudio deu ênfase também à parceria com as universidades. "Precisamos das entidades parceiras para dar continuidade à nossa elaboração", afirmou.
Estiveram presentes a presidente do COMSEG e secretária executiva da SESP, Silvia Paula Rodrigues, a vice-presidente e secretária especial de relações institucionais, Cremilda Bringel. Além disso, membros do Ministério Público do Estado do Ceará - MPCE, secretarias de Esporte e Juventude, Educação e Finanças marcaram presença. Participaram, também, membros da Polícia Militar do Ceará - PMCE, Departamento Municipal de Trânsito - DEMUTRAN, Guarda Civil Metropolitana.