A Secretaria de Saúde de Juazeiro realizou, nesta quarta-feira, 23, uma formação sobre o processo de vacinação, envolvendo cerca de 70 enfermeiros e técnicos de enfermagem do município.
De acordo com Ana Luiza Ferreira, coordenadora de Imunização, as atualizações profissionais são fundamentais para que o município cumpra as diretrizes nacionais relacionadas à vacinação. "Assim, garantimos um serviço de qualidade para a população pois, no fim, é o que todos nós buscamos", complementa.
No início da ação, os enfermeiros responderam um questionário com perguntas básicas sobre o processo de vacinação, especialmente em crianças. Segundo as mediadoras do curso, o objetivo era avaliar qual o nível de conhecimento acerca das novidades técnicas relacionadas ao tema. "Ao final da apresentação esperamos que, ao responder o questionário novamente, todos possam mudar a porcentagem de acertos para mais", explicou Ana Luiza.
Um dos pontos abordados foi a necessidade de saber distinguir vacinação de imunização. "Imunizar uma criança não é apenas furar, imunizar é ter cuidado com todos os processos imunobiológicos, que vão desde a organização da geladeira até o cuidado com todos os materiais", explica a coordenadora.
Além disso, foi discutida a necessidade de aprimorar a comunicação entre profissional e população, explicando aos responsáveis as possíveis reações adversas, os cuidados pós-imunização e todos os detalhes necessários para que a população sinta-se informada e segura.
A coordenadora de Planejamento, Ronia Kezia de Andrade, chamou a atenção para a preparação do ambiente antes de realizar a imunização, como o cuidado com a temperatura, higienização das mãos, organização das caixas térmicas e triagem adequada. "Temos que conferir se a criança possui alguma condição, como cardiopatia ou prematuridade pois, a partir disso, seguimos os protocolos adequados", pontua.
Ao final do evento, os profissionais conferiram o calendário de vacinação, desde o nascimento até a fase adulta, para saber quando e como completar o ciclo vacinal corretamente. Também se atualizaram sobre as especificidades das vacinas para Covid-19 e Bivalente. Para a secretária de saúde, Francimones Rolim, a ação deve se repetir dentro dos próximos meses. "É um espaço importante onde, a cada 4 meses, podemos trocar experiências e ampliar a qualidade do nosso trabalho", conclui.