A Secretaria de Saúde de Juazeiro (SESAU), por meio do Núcleo de Endemias, realizou uma palestra interativa de conscientização sobre o mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya. A atividade ocorreu na Associação O Semeador e contou com a participação de, aproximadamente, 60 crianças.
Durante o evento, a equipe de endemias, de maneira divertida, informou aos estudantes sobre formas de evitar a proliferação do mosquito. Entre as orientações, estão o descarte correto do lixo, a atenção à limpeza do ambiente em que vivem, além de evitar água parada em jarros, garrafas, baldes e recipientes.
Para aprofundar, ainda mais, o conhecimento sobre os problemas que o Aedes aegypti pode causar, as crianças puderam interagir com um membro da equipe que estava vestido de mosquito. De acordo com os organizadores, além de ser um momento lúdico para chamar a atenção, a ideia era facilitar a identificação do mosquito, que é reconhecido por ter pequenas listras pretas e brancas espalhadas pelo corpo.
Segundo Nara Hellen, diretora de Vigilância em Saúde, esse é um trabalho importante que deve ser mantido. "Além de falar sobre os riscos, é importante ensinar os hábitos simples que as crianças podem adotar em casa. Afinal, elas podem multiplicar as informações, compartilhando com seus pais, colegas e amigos", explica.