Com o objetivo de aperfeiçoar a qualidade de atendimento, a secretária de Saúde de Juazeiro do Norte, Francimones Rolim, visitou nesta sexta-feira, 18, o Centro de Controle de Zoonoses do município (CCZ). Na ocasião, o Departamento de Vigilância em Saúde esteve presente, junto aos servidores do espaço, para dialogar sobre as melhorias que necessitam ser feitas no local.
A diretora do Centro, Eliziane Lopes, pontuou que o principal trabalho é controlar doenças ou infecções naturalmente transmissíveis entre animais vertebrados e seres humanos. Para isso, o equipamento conta com duas médicas veterinárias responsáveis por realizar todos os processos necessários, desde o acolhimento até a liberação do animal.
Outro ponto levantado pela equipe é a superlotação da estrutura, decorrente dos frequentes abandonos de animais na porta do equipamento. "Toda semana encontramos caixas com gatos ou cachorros abandonados na porta; isso é crime e pode ser caracterizado como maus-tratos de animais. O papel do Centro de Zoonoses não é um abrigo ou clínica veterinária, e sim um centro de controle", explica a diretora.
Quanto às instalações, o local conta com almoxarifado, sala de eutanásia, banheiros, sala de atendimento veterinário, recepção, sala de vacina, espaço de acolhimento para animais infectados e ambiente para animais em observação. Durante a visita, demandas como gradeamento de ambientes para separar os cães, aquisição de mobiliário e troca de portas foram anotadas pela secretária Francimones. "Vamos buscar encaminhar, o mais breve possível, essas questões para facilitar o trabalho de toda a equipe", ressalta.
O atendimento no espaço ocorre de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 17h, mediante agendamento. O contato deve ser feito através do telefone (88) 3199-0450.