O projeto "Sapateiro do Amanhã" terá início na próxima segunda-feira, 21, com término previsto para novembro. Com participação voluntária, 10 empresas assinaram o Termo de Compromisso de apoio aos microempresários de Juazeiro do Norte.
Idealizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação - SEDECI, em parceria com a Universidade Regional do Cariri - URCA, FIEC, SENAI e SEBRAE, a iniciativa ofertará orientação individualizada, com foco no empreendedorismo e assistência técnica.
No ano passado, a SEDECI realizou o Fórum do Sapateiro do Amanhã, que mapeou as atividades desses profissionais, com a promessa de entregar uma política e o programa de diversas formas, na gestão ou na política de produção do material. A perspectiva é ampliar o programa e impulsionar outras etapas produtivas no setor de calçados.
Neste momento, o auxílio aos microempresários de calçados será dividido em quatro etapas: visita às fábricas; observação do espaço e do processo de fabricação; diálogo com o proprietário e funcionários, e, por fim, elaboração da entrega dos projetos.
De acordo com o titular da Sedeci, Wilson Soares, o projeto se propõe a ensinar a gestão de negócios. Explica que, depois dessas fases, haverá acesso ao crédito e gestão diferenciada. "Temos certeza que vamos colher grandes frutos", destacou o secretário.
A professora Jeanne Sindrim, representando a URCA por meio do Curso de Engenharia de Produção, deu ênfase ao estagiário disponibilizado pela universidade, para realizar a consultoria. "O aluno estará saindo da teoria da engenharia de produção para a prática de acompanhar o processo dos sapateiros", afirmou.
Um dos participantes do projeto e fabricante de pequenos calçados, ateliê, fabricação e recuperação artística, José Fábio Borges, falou dos processos da sua produção. "Pego um produto que não tem mais vida e dou vida", enfatizou, entusiasmado com o que o projeto pode contribuir para o crescimento do setor.