Resultado de uma ação regional articulada entre oito municípios do Cariri e o Programa de Desenvolvimento Territorial do Banco do Nordeste - PRODETER, foi lançado o Plano de Ação Territorial Turístico Chapada do Araripe. A solenidade ocorreu no auditório do IFCE - Juazeiro, nesta quarta-feira, 9.
Constituído a partir de uma estratégia do Banco do Nordeste, o programa visa contribuir com o desenvolvimento local e territorial por meio da organização econômica e turística entre as gestões locais.
A gerente Estadual de Desenvolvimento Territorial do Banco do Nordeste, Jeania Gomes, realçou o propósito da articulação. "O objetivo é contribuir com o desenvolvimento local de cada município, mas com visão de território. Trabalhando eixos que possam fazer o turismo se organizar em todos os seus aspectos, porque esses perpassam pelo urbano, pelo rural, na questão de hotelaria, do artesanato, de gastronomia, promoção de eventos e negócios", declarou.
Sendo um dos polos estaduais neste sentido, Juazeiro dispõe de potencialidades específicas, como o turismo religioso, gastronômico, de negócios, histórico e arquitetônico. E conforme preconiza o plano apresentado, serão cruciais para destacar sua plena aplicação e desenvolvimento.
O secretário de Turismo e Romaria, Renato Willamis, avaliou que o plano territorial "chega para incrementar, ainda mais, a cadeia turística, oferecendo todo um aporte, desde linha de crédito no Banco do Nordeste até a parceria com as medidas de consultoria. Tudo que possa fazer com que o turismo se alavanque, cada vez mais, no Cariri, em especial, na cidade de Juazeiro, que é o centro turístico da região", conclui o secretário.