A preparação para o ato cívico em alusão ao 7 de Setembro já foi iniciada pela Secretaria de Educação de Juazeiro do Norte. Com o tema "20 anos da lei 10.639/2003: construindo uma educação antirracista", a proposta traz seis abordagens históricas e marcantes para que as escolas trabalhem e façam suas apresentações.
Publicada em janeiro de 2003, a lei tornou obrigatório o ensino de história e cultura afro-brasileira nos currículos da Educação Básica. Em 2008, a Lei 11.645 buscou trazer o complemento de incluir a história e a cultura de povos indígenas.
Os subtemas abordam o bullying e as estratégias de enfrentamento ao racismo no cotidiano escolar, personalidades negras brasileiras, a contribuição afrobrasileira e indígena para a história do Brasil, além das artes e religiosidades de matriz africana, culturas e reliogidades de matriz indígena e ações educativas antirracistas em Juazeiro do Norte. As escolas participantes desenvolvem atividades relacionadas ao tema junto aos discentes, para que sejam evidenciadas no percurso.
Assim como em 2022, haverá desfiles cívicos nos bairros, de 1º a 12 de setembro, integrando a programação especial da Semana da Pátria.