A Central de Marcações recebeu, nesta quinta-feira, dia 3, uma unidade do projeto 'Ecoponto'. O programa tem o objetivo de conscientizar a população acerca do descarte correto de óleo, além de ajudar instituições sem fins lucrativos que apoiam a causa social. A ação é uma parceria entre a Secretaria de Saúde, o Orfanato Jesus Maria e José e a empresa Sabão Juá.
Na ocasião, os representantes reforçaram os prejuízos que o descarte incorreto do óleo pode causar ao meio ambiente e à saúde, como a possibilidade de prejuízo no metabolismo das bactérias e outros microrganismos que fazem a deterioração de compostos orgânicos, que se tornam nutrientes para o solo, e a contaminação dos lençóis freáticos. "É uma questão de saúde coletiva e ambiental'', pontuou Éverton Alves, coordenador de vigilância sanitária.
Todos os moradores podem aderir à ação. Basta recolher o óleo usado em uma garrafa de plástico e levá-lo até o Ecoponto, na Rua José Marrocos, 1036 - Santa Tereza. Todas as garrafas são recolhidas pelos integrantes do Orfanato. Em seguida, são levadas até a empresa Sabão Juá para que haja o descarte ou reutilização sustentável. A cada 1 litro de óleo, a instituição que acolhe mais de 64 crianças recebe R$ 2,50. Para as responsáveis, o Ecoponto tem sido uma excelente forma de garantir a alimentação e sustento dos assistidos.
A meta é que a parceria se prolongue, fazendo com que os Ecopontos cheguem a todas as Unidades Básicas de Saúde do município.