Foto: Rozelia Costa
Nesta terça-feira, 1°, foi sancionada a Lei 3643/2015, de autoria do Deputado José Guimarães, que declara a tradição do uso do pau de arara para as romarias religiosas como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil. O secretário de Turismo e Romaria de Juazeiro do Norte, Renato Willamis, destaca a importância imensurável que o pau de arara tem como transporte primordial para milhares de romeiros que se deslocam a Juazeiro do Norte, Canindé e Bom Jesus da Lapa, três cidades que foram as mais impactadas com o uso desses veículos pelos romeiros.
O titular da pasta de Turismo e Romaria também enfatiza que o pau de arara não é usado somente para eventos religiosos, "mas também era utilizado para transportar milhares de nordestinos para o sul e sudeste do Brasil, ajudando, assim, na construção desse país", afirma. O secretário agradece a todos que lutaram para que o dia de hoje pudesse acontecer, sempre em defesa dos romeiros e da memória das romarias.
O prefeito de Juazeiro do Norte, Glêdson Bezerra, conta da sua participação no Gabinete da Presidência da República e relata que "o Presidente Lula sancionou a lei proposta pelo Deputado Guimarães ainda no ano de 2015 e, só agora, aprovada pelo Congresso Nacional, considerando o transporte de pau de arara como manifestação da cultural nacional", disse.
Também enfatiza que a Lei traz reconhecimento de todos aqueles romeiros que, durante décadas, fizeram uso do veículo para se locomover e pagar suas promessas, e do valor simbólico muito importante para a cidade de Juazeiro do Norte e Canindé, no estado do Ceará.
"Portanto, eu fiz questão de estar aqui hoje, representando o nosso município e a nação, uma vez que os romeiros são determinantes para o desenvolvimento da nossa cidade e a gente tem que reafirmar sempre a importância, o nosso respeito e gratidão a toda a nação romeira, que se desloca, anualmente, para o nosso município", frisa Glêdson.