A Prefeitura de Juazeiro do Norte, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho- SEDEST, reinaugurou a Cozinha Comunitária do bairro Horto. A cerimônia ocorreu nessa quinta-feira, 20.
A unidade do Horto é uma das quatro Cozinhas Comunitárias do município, e entrou em reforma no mês de janeiro deste ano. E mesmo durante este período, não parou de funcionar em nenhum dia útil, entregando, normalmente, as refeições para a população necessitada do bairro e das adjacências.
O Prefeito Glêdson Bezerra fez um discurso forte e contundente acerca do trabalho da gestão em promover a segurança alimentar dos mais necessitados e afirmou que as políticas públicas de combate à fome irão continuar sendo uma prioridade do município.
A Diretora da Segurança Alimentar do município, Irevânia Rozeira, explicou como funciona o importante trabalho diário das Cozinhas para entregar uma alimentação de qualidade. "As quatro Cozinhas Comunitárias, nos bairros João Cabral, Vila Nova, Frei Damião e Horto, entregam, cada uma, 200 refeições diárias, servidas de forma gratuita, sendo uma alimentação que além de acompanhada por uma nutricionista, possui rico valor nutricional com um cardápio totalmente variado. Também é servido em forma de sobremesa, através do PAA, as frutas para essas famílias", declara.
A técnica responsável também considerou o trabalho de combater a insegurança alimentar da população de rua. "Lembrando, ainda, que atendemos, também, o Centro POP, servindo 50 refeições para as pessoas em situação de rua. Sendo assim, são 17 mil refeições por mês", conclui.
Usuária dos serviços da Cozinha, a dona de casa e moradora do bairro, Jucileide Alves, elogia o novo espaço e espera aproveitar com ainda mais comodidade. "Ficou tudo bonito, renovado. O espaço tá bem melhor que antes. A comida servida já era boa e, agora, tem uma estrutura bacana pra atender o povo".
Além dos elogios à estrutura, outra usuária, a senhora Maria de Lourdes, também destaca a homenagem feita ao Padre Cícero com a estátua fixada na entrada, "um belo tributo ao patriarca da cidade e símbolo máximo do bairro", disse.
O momento foi celebrado pela secretária da SEDEST, Josy Lima. A gestora comemorou a reinauguração do equipamento e aproveitou para reiterar as ações da SEDEST. "Pra gente é um dia muito significativo, o Horto é um local extremamente simbólico. E essa reinauguração vai além, aqui, hoje, fazemos uma avaliação de tudo que tem sido feito na Assistência Social de Juazeiro, afinal de contas nós temos quatro Cozinhas Comunitárias onde, todos os dias, servimos 800 refeições, totalmente sem custo, à população", reflete.
A secretária também aproveitou a oportunidade para falar do Programa de Aquisição de Alimentos, o PAA. "Entre arrecadação e compra do PAA, adquirimos mais de 123 toneladas de alimentos que foram destinadas às associações da sociedade civil cadastradas em nossa Secretaria", afirma Josy.