A Prefeitura de Juazeiro do Norte, por meio da Secretaria de Educação, e em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará - TRE, formalizou nesta quinta-feira, 13, a implantação do Projeto Eleitor do Futuro na Rede Municipal de Ensino. Juazeiro é o primeiro município do Ceará a aderir ao programa, que é desenvolvido pela Escola Judiciária Eleitoral Cearense.
A assinatura do termo de cooperação entre as instituições para a execução do programa foi realizada pelo presidente do TRE-CE, Desembargador Raimundo Nonato Santos, pelo prefeito Glêdson Bezerra e pela secretária de Educação, Pergentina Jardim. O momento ocorreu no Fórum Eleitoral Padre Cícero, durante a solenidade de inauguração do Polo Administrativo do Cariri, com sede em Juazeiro do Norte. Na ocasião, estiveram presentes, também, o vice-presidente do Tribunal e Corregedor Regional Eleitoral, o desembargador Francisco Gladyson Pontes, o Juiz Auxiliar da presidência, Tiago Dias e o presidente da Câmara de Vereadores, Capitão Vieira Neto.
O programa visa promover ações voltadas para o processo de educação política de jovens, destacando a importância do voto consciente para o fortalecimento da democracia. Além disso, estimula a formação cidadã de jovens na faixa etária de 12 a 17 anos, trazendo informações sobre a temática.
O prefeito destacou a alegria e a satisfação em sediar, de forma pioneira, esse projeto que deverá seguir, também, para outros municípios. "Ficamos extremamente felizes em poder participar e colaborar com essa iniciativa do poder judiciário eleitoral, que estimula os jovens a participar da vida em sociedade, pois não há democracia sem participação cidadã", destacou Glêdson.
A gestora da Educação, reforçou o quanto a iniciativa irá beneficiar a formação cidadã dos estudantes. "Eles viverão na prática aquilo que acontece no processo eleitoral, fortalecendo a atuação dos nossos grêmios estudantis".
A secretária Executiva da Escola Judiciária Eleitoral Cearense, Anna Carolina Alencar, explicou que a atuação será prática e efetiva através dos formadores que farão palestras sobre educação política, sobre processo eleitoral nas escolas, além da participação na eleição dos grêmios.