Foto: Rafael Arraes
Na manhã desta sexta-feira, 7, a Prefeitura de Juazeiro do Norte, através da Secretaria de Cultura - SECULT, realizou a tradicional missa e Cavalgada, dentro da programação da 45ª Vaquejada do Município. Cavaleiros e cavaleiras de diversas cidades da região e até mesmo de outros estados se reuniram para desfilar pelas ruas de Juazeiro, em uma manifestação marcante da paixão pela vaquejada.
A Cavalgada teve início às 9h, após a missa, que aconteceu na Basílica de Nossa Senhora das Dores. Os participantes seguiram pelas ruas Padre Cícero, São Francisco, continuando pela rua São Pedro, Avenida Castelo Branco e Rua Ivani Feitosa, no bairro Tiradentes, até chegarem ao Parque de Eventos Padre Cícero.
A tradição da vaquejada tem sido passada de geração em geração, como conta Cícero Leite, presidente da Associação da Gameleira, em Missão Velha. Segundo ele, desde seu avô, passando pelo pai, agora ele e já segue com filhos, netos e sobrinhos, mantendo viva a cultura e a paixão pela vaquejada. Exemplo é a sua sobrinha Letícia, de 13 anos, que já o acompanhava na cavalgada expressando sua admiração pelo esporte. Segundo ela, seu avô, pai e tio foram preponderantes para que a paixão surgisse. Ela conta, ainda, que está aprendendo e pretende competir, em breve.
A vaquejada de Juazeiro do Norte é reconhecida como uma das maiores do Brasil e inspira famílias a manterem viva a tradição e a cultura do povo nordestino. É um momento de celebrar essa paixão pelo esporte e reunir pessoas de diversas regiões em um evento marcante para a cidade e para toda a região do Cariri. O evento segue até o próximo domingo, dia 9.