Estudantes da Escola Edvard Teixeira Férrer, participantes do projeto laboratório de matemática, desenvolveram nesta quarta-feira, 28, várias atividades relacionadas às habilidades na área de exatas. O projeto vem sendo executado desde 2022, sob a coordenação do Professor Marcos Xavier.
O docente explica que a intenção do projeto é despertar o interesse dos alunos pela matemática, utilizando metodologias interligadas com tecnologia. Ele reforça, também, que o objetivo é incentivar a formação de turmas para posterior participação em olimpíadas.
Durante o momento, os discentes participaram de competições de desenhos geométricos, da aplicação do Software educacional GeoGebra, xadrez e dama, além de torre de hanói e cubo mágico.
No laboratório de Matemática, os alunos podem manipular objetos matemáticos, testar hipóteses, fazer observações e explorar diferentes soluções para problemas matemáticos, desenvolvendo habilidades de raciocínio lógico e crítico.
Além disso, permite a utilização de tecnologias avançadas, como softwares e simuladores, que auxiliam na compreensão de conceitos complexos e na resolução de problemas de maneira mais eficiente. Também oferece um ambiente propício para a realização de trabalhos em grupo, estimulando a colaboração e o trabalho em equipe.
A estudante Maria Sofia Soares, do 7º ano, participa do projeto desde o início da sua execução e destaca o que a faz gostar tanto do projeto "antes eu não gostava de matemática, não tinha paciência, mas depois que comecei a frequentar o laboratório passei a me interessar mais, pois a maneira com que aprendemos aqui é mais legal", pontuou.
O laboratório de matemática também desenvolve atividades nas escolas Pelúsio Correia de Macêdo e Tarcila Cruz.