A Controladoria e Ouvidoria Geral do Município (CGM) esteve presente, na sexta-feira, 23, no segundo encontro realizado pelo Núcleo de Educação e Promoção para a Igualdade Racial (NEPIR). O encontro alinha as estratégias de fluxo de denúncia para os casos de racismo, em Juazeiro do Norte. O evento contou com a participação do Conselho Municipal de Igualdade Racial, da Comissão de Promoção da Igualdade Racial da OAB e de representantes do Ministério Público.
De acordo com Janice Peixoto, coordenadora da Ouvidoria, outros momentos de discussão deverão acontecer, com possibilidade de audiência pública, para finalizar o canal de denúncia. Além disso, ela reforçou a importância de integrar a CGM nesse processo. "O papel da Controladoria, nesse caso, é ouvir, apoiar e orientar. Vamos fazer o possível para implementar tudo com segurança", ressalta.
Como encaminhamento provisório do grupo de trabalho, foi disponibilizado um formulário online para receber as queixas. Nele, é possível detalhar o ocorrido, com nome, provas e tipo de violência racial cometida. Além do formulário, é possível solicitar ajuda de forma presencial na Rua Santa Rosa, n°251, próximo ao Memorial Padre Cícero. Todas as demandas são acompanhadas e encaminhadas pelos integrantes do NEPIR.
O formulário pode ser acessado, abaixo: