Crédito Alê Cardoso, Josimar Segundo e Anderson Duarte
De 21 a 25 de junho, o Parque de Eventos Padre Cícero foi palco dos festejos juninos de Juazeiro do Norte, o Juaforró 2023. Além dos shows, com atrações regionais e nacionais, o público contou com a Cidade Cenográfica, composta por 20 atores e uma equipe técnica; o Palhoção teve 10 bandas locais.
A grande novidade desta edição, o Terreiro Cultural, contou com um palco em que se apresentaram diversas manifestações da cultura como bacamarteiros, maneiro pau, coco, mamulengo, e bandas cabaçais, totalizando 13 grupos. O evento também contou com barracas ao lado da cidade cenográfica, com 10 feirantes da economia criativa e artesanato, vendendo produtos manuais, ecobags, camisas e bebidas artesanais, enaltecendo e valorizando a cultura local.
Toda uma estrutura foi montada para atender o público, de forma geral, com serviços disponíveis dentro do Parque.
O Prefeito Glêdson Bezerra agradeceu a todas as secretarias municipais que contribuíram para a realização do evento, também citou a Autarquia de Meio Ambiente (AMAJU), os cantores que se apresentaram, à equipe de comunicação da Prefeitura e as forças de segurança, dentre elas, a Polícia Militar e Bombeiros Civis, assim como a todos os trabalhadores que fizeram o Juaforró acontecer.
- Economia movimentada
Comerciantes e barraqueiros, restaurantes e vendedores autônomos lucraram com os dias de festa no parque.
Foram barraqueiros de quatro segmentos: 10 Restaurantes, 43 volantes, 55 bebidas e 48 alimentação.
O evento injeta uma quantia significativa na economia da cidade e da região. Comércio e rede hoteleira são impactados positivamente.
- Atendimento em saúde
O evento contou com uma base da Secretaria de Saúde (SESAU). O stand ficou disponível de 19h às 4h durante todos os dias de Juaforró, contando com duas ambulâncias e uma equipe composta por um médico, um enfermeiro e um técnico de enfermagem.
- Segurança garantida
Assim como em 2022, não foram registrados incidentes, nem ocorrências graves na área da segurança.
O setor contou com a presença da Guarda Civil Metropolitana, com 3 grupamentos, formados por 55 homens, bem como a Ronda Maria da Penha.
Também estiveram trabalhando, a Ronda Ostensiva Prevenção Escolar - ROPE e o Grupo Tático Militar - GTM.
A Polícia Militar esteve presente no parque com mais de 400 homens, disponibilizados até o encerramento do evento, que se dará no próximo dia 30, na Zona Rural. Em cada dia de festa estiveram disponíveis 80 profissionais. A equipe também contou com a presença de 18 Bombeiros Civis, divididos em duas equipes. O Tiro de Guerra - TG 10005, também fez parte da segurança com um total de 60 militares, localizados na cidade cenográfica do parque para organizar o fluxo de pessoas no espaço.
- Limpeza, organização e geração de renda
A Autarquia Municipal de Meio Ambiente (AMAJU) também esteve presente nos cinco dias de evento. A Associação de Catadores e Catadoras de Juazeiro do Norte - ACCJ e a Associação Engenho do Lixo coletaram, aproximadamente, 1.350 kg de material reciclável, com 26 agentes ambientais envolvidos nas atividades.
- Juaforró continua
O Juaforró ainda terá apresentações na Zona Rural. Nos próximos dias 28, 29 e 30, o Sítio São Gonçalo, Carás do Umari e Palmeirinha recebem os festejos.