O efetivo da Guarda Civil Metropolitana - GCM, de Juazeiro, participou, nessa segunda-feira, 19, do curso de nivelamento técnico-profissional, promovido pela Academia Municipal de Segurança Pública - AMUSP, da Secretaria de Segurança Pública e Cidadania - SESP. O momento ocorreu no auditório da Secretaria de Educação. Ao todo, serão capacitados 60 agentes da Guarda, para aquisição do porte institucional de arma de fogo.
Com matriz curricular alinhada à Secretaria Nacional de Segurança Pública - SENASP, o curso tem duração prevista até setembro deste ano, com carga horária de até 576h presenciais, remotas, teóricas e práticas. As temáticas abordadas vão de legislação, ética, direitos humanos até defesa pessoal e violência escolar.
No momento, foi realizada uma capacitação sobre gênero e sexualidade, pelo Núcleo de Diversidade e Gênero - NUDGE, além de orientações aos agentes sobre abordagem em pessoas trans e travestis.
O Prefeito Glêdson Bezerra marcou presença e deu ênfase ao empenho da Segurança Pública em transformar o curso de nivelamento em uma realidade. Glêdson destacou, ainda, a aprovação da Lei da Academia Municipal de Segurança Pública, que hoje é responsável por formar e capacitar Guardas em temáticas diversas. "Realizamos um investimento na Guarda como um todo. Fizemos e vamos continuar a fazer", garantiu.
O secretário Executivo de Segurança Pública e Cidadania, César Alves, afirmou que, até fevereiro do próximo ano, os agentes da Guarda Municipal estarão aptos ao uso de armas. O secretário enfatizou que a formação será inclusiva, com integração dos movimentos sociais. "O objetivo é quebrar os paradigmas da segurança pública contra as minorias; segmentos da sociedade considerados vulneráveis, com sensibilidade", argumentou.
O comandante da GCM, Jozimar Correia, falou que, há anos, o efetivo aguardava por essa capacitação. "Estamos realizando um sonho de assegurar a nossa segurança e a segurança da população de Juazeiro do Norte", disse Jozimar.
Estiveram presentes, também, o agente da Polícia Federal, Cláudio Luz e a secretária de Desenvolvimento Social e Trabalho, Josy Lima.