A Prefeitura de Juazeiro do Norte alerta sobre a necessidade de denunciar o furto de fios da iluminação pública. De acordo com a titular da Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos, Genilda Ribeiro, a ação tem acontecido de forma recorrente em diversos logradouros. A Semasp busca, também, alertar as autoridades de segurança do estado sobre a prática, a fim de inibir a ação e identificar e punir os autores dos crimes.
A Guarda Civil Metropolitana também já foi orientada e deve dar atenção especial ao assunto, uma vez que, além de dano ao patrimônio, trata-se do crime de furto. O ato está previsto no Código Penal, no Art. 155, com pena de reclusão, de um a quatro anos, e multa. Já quem compra ou recebe o material será enquadrado no crime de receptação, previsto no Art.180 do Código Penal, com pena prevista de reclusão de um a quatro anos, além de multa.
Genilda chama a atenção sobre o grande prejuízo que a prática promove para o município e população de modo geral. "O furto de fios provoca escuridão e a reposição leva mais tempo para ser recomposta", esclarece.