Destaque na produção e exportação de calçados, Juazeiro do Norte esteve presente na 30ª edição do Salão Internacional do Couro e do Calçado - SICC, em Gramado, no Rio Grande do Sul. Com 16 indústrias do município, o stand "Polo Calçadista do Cariri Cearense" representou o município e região com um formato inédito.
Em uma ilha dividida entre os participantes, o stand apresentou sofisticação e conforto, atraindo olhares dos frequentadores do evento, além de bons negócios entre expositores e visitantes. Também foi exibido, no telão do espaço, vídeo sobre o turismo na região caririense.
A ação faz parte do acesso ao mercado, vinculado ao projeto "Desenvolvimento da Moda", que possui foco no polo calçadista local. O projeto foi desenvolvido pela Prefeitura, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação - SEDECI, em parceria com o Sindicato das Indústrias de Calçados e Vestuários de Juazeiro do Norte e região - SindIndústria, da Federação das Indústrias do Estado do Ceará - FIEC e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - SEBRAE.
Somente no primeiro dia de exposição, o número de atendimentos - comparado às últimas edições, realizadas em outros formatos -, foi superado e registrou um aumento de negócios para as indústrias locais. A feira reuniu 350 expositores e cerca de 1.500 marcas de calçados femininos, masculinos, infantis, esportivos e acessórios, e possui uma estimativa de mais de 13 mil visitantes.
O titular da Sedeci, Wilson Soares, esteve representando o município e destacou o setor industrial do calçado como um dos responsáveis para alavancar a economia juazeirense. "Estamos em uma busca incessante pelo resgate desse polo gigante que temos", afirmou.
O Salão 2023 foi promovido pela Merkator Feiras e Eventos e é a principal plataforma lançadora da moda primavera/verão em calçados e acessórios. O evento é anual e promove qualificação calçadista com o varejo nacional e internacional, tendo como principal foco as ações de turismo, informação e negócios.