Em busca de apoiar o debate ao racismo no município, a Controladoria e Ouvidoria Geral de Juazeiro participou, nesta sexta-feira, 26, da reunião do Núcleo de Educação Para Promoção de Igualdade Racial (NEPIR). O momento teve como objetivo alinhar os fluxos de denúncias para os casos de crimes de racismo, intolerância religiosa e injúria racial.
Na ocasião, as integrantes debateram formas de fazer com que as manifestações cheguem com mais velocidade ao NEPIR, para que o Núcleo possa encaminhar a denúncia, bem como dar suporte à vítima. De acordo com Janice Peixoto, coordenadora da Ouvidoria, é preciso que haja maior divulgação do projeto. "É importante demais as pessoas saberem que ele - o NEPIR - existe aqui em Juazeiro e que elas podem ser assistidas quando tiverem seus direitos violados", afirmou.
O NEPIR é um equipamento vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho - Sedest, que atua no combate ao racismo, com ações educativas e promoção de políticas de igualdade racial. O órgão fica localizado na Rua Santa Rosa, n°251, próximo ao Memorial Padre Cícero.
Participaram do momento, representantes do Conselho Municipal de Igualdade Racial (COMIRA), da Comissão de Promoção da Igualdade Racial da OAB, Ministério Público e estagiárias de psicologia da Universidade Leão Sampaio.