Com o objetivo de fortalecer a assistência social no município, o Prefeito Glêdson Bezerra assinou, nesta terça-feira, 23, a posse dos membros Comitê Intersetorial da Política Municipal para a População em Situação de Rua (COMPOP). O mandato é para o biênio de 2023-2025. Ao todo, seis organizações compõem, de forma paritária, o Comitê.
A diretora da Proteção Social Especial, Jacsa Vieira, pontuou que a criação do COMPOP é uma ação importante para planejar, organizar e monitorar ações voltadas à população em situação de rua. Além disso, é uma forma de territorializar com maior precisão a localização dessa parcela de juazeirenses, para ofertar atendimento social.
Na ocasião, foram reforçadas as ações de assistência social já desenvolvidas para esse público no Centro POP, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho, como a distribuição de café da manhã, almoço e jantar. Josy Lima, secretária da Pasta, ainda citou o atendimento psicológico, consultório médico nas ruas e assessoria jurídica. Para os membros do grupo, essas iniciativas devem ser mantidas e fortalecidas.
De acordo com Glêdson, todas as etapas de criação - decreto, composição e regimento - estão sendo feitas com muita responsabilidade. O gestor reforçou, também, que os representantes têm a grande missão de buscar alternativas para compreender a situação, propondo soluções concretas e dentro da realidade para a população em situação de rua.
O COMPOP é composto por representantes das secretarias de Desenvolvimento Social e Trabalho, de Saúde e de Educação, Movimentos Sociais, Associação Beneficente Madre Maria Villac
- ABEMAVI e do Instituto Monsenhor Murilo.