Foto: Thiago Sousa
A Fundação Memorial Padre Cícero, em comemoração à 21ª Semana Nacional dos Museus, realizou, nessa quinta-feira, 18, uma mesa redonda para discutir a temática proposta pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM)
- Museus, Sustentabilidade e Bem-estar. Como subtema "Práticas e Ações de Sustentabilidade, desenvolvidas na região do Cariri".
A presidente da Fundação, Teresa Siqueira, ressaltou a importância dos museus e enalteceu o poder que exercem para a sustentabilidade e bem-estar. Convidou os jovens acadêmicos presentes a visitarem os museus e se apropriarem da história.
O primeiro debatedor, Carlos Augusto Pinheiro (ICMbio Araripe), responsável pela gestão das unidades de conservação e, também, por cuidar do ecossistema, enfatizou que a Floresta do Araripe criou a primeira unidade de conservação no Cariri.
O segundo debatedor, Eraldo Oliveira, superintendente da Amaju, destacou que a função do Parque Ecológico de Juazeiro do Norte deveria ser o abastecimento do aquífero da cidade, entretanto, pouco se percebem atividades desenvolvidas neste sentido. Foi ressaltada a importância do Padre Cícero para o município, sobretudo, nas questões de preservação do meio ambiente, pois suas recomendações e o saber popular, por ele orientados, se transformaram em saber científico.
O terceiro debatedor, Professor Germário Marcos, coordenador do curso de Engenharia Ambiental do IFCE, relata que, embora Juazeiro do Norte e outras cidades do Nordeste estejam classificadas na faixa global das que possuem bons recursos hídricos, o aumento crescente no consumo de água e seu desequilíbrio estão contribuindo para a diminuição da disponibilidade deste recurso.
Ele afirma que o consumo maior do que a reposição natural, o crescimento urbano que, muitas vezes, causa o aumento do número de asfalto, a drenagem de lagoas e aumento do uso da água, junto com pessoas vivendo em áreas irregulares, ausentes de saneamento básico, causam a diminuição do nível dos lençóis freáticos no Cariri, sendo necessário o desenvolvimento de políticas públicas.
A mesa foi encerrada com o ensinamento do Padre Cicero "Faça uma cisterna no oitão de sua casa para guardar água de chuva" , destacando a figura dele como grande ecologista do Nordeste.