210 alunos da Rede Municipal de Ensino de Juazeiro participaram nesta terça-feira, 16, da aula inaugural do Projeto Fábrica de Robôs. A iniciativa é desenvolvida pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, em parceria com o Serviço Social da Indústria - SESI. A solenidade de lançamento ocorreu na sede do Sesi e as aulas já iniciam nesta quarta-feira, 17.
As atividades, que serão realizadas, semanalmente, durante o período do contraturno, serão mediadas através das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), fazendo uso de linguagem de programação e robôs. Serão sete turmas, com 30 alunos cada, abrangendo as escolas João Alencar de Figueiredo, Jerônimo Freire dos Santos e Pelúsio Correia de Macedo.
O projeto incentiva o interesse dos jovens pela ciência e visa contribuir na aprendizagem dos alunos que, futuramente, podem utilizar dos recursos ofertados para desenvolver práticas ligadas à robótica. A proposta é que o projeto busca identificar e orientar as aprendizagens no caminho das tecnologias.
Durante o momento, a equipe "Teen Soldiers Iuá", que representou, de forma pioneira, a Rede Municipal de Ensino, no torneio de Robótica Norte /Nordeste 2022 contaram da alegria de ter tido a oportunidade de participar e continuar no projeto. "É muito gratificante ver novos alunos da rede pública chegando para viver essa grande experiência. Ano passado, fomos convidados a participar, e vivemos momentos inesquecíveis. O nosso empenho gerou a oportunidade, também, de ser bolsista aqui no Sesi, já que encerramos o ensino fundamental em 2022", pontuou uma das integrantes, Andressa Ribeiro.
A secretária de Educação, Pergentina Jardim, reforçou a alegria com a parceria. "O projeto é uma solução pedagógica, a partir das aprendizagens com matemática, ciência, robótica e programação. Reconhecemos que a robótica é uma aprendizagem inovadora e, aqui em Juazeiro, estamos tentando fomentar e demonstrar essas novas perspectivas de aprendizado", frisou a gestora.
A chefe de Gabinete, Sandra Cavalcante, ressaltou que iniciativas como estas também possibilitam descobertas de vários talentos e a identificação dos estudantes em diferentes áreas.
O gerente geral do Sesi, Francisco Leite, destacou que o impacto é grandioso para os discentes, bem como para toda a região. "Esses 210 alunos terão uma oportunidade ímpar na sua formação, e o desenvolvimento para a região é inestimável", frisou .
A estudante Yasmine Larissa, da Escola Pelúsio Correia e integrante do projeto, falou sobre suas expectativas: "será um sonho, onde vou ter contato com a robótica, que é uma área que me interessa muito", disse.
Na oportunidade, foi anunciado que o torneio de Robótica etapa Norte/Nordeste, neste ano, será realizado em Juazeiro, com data a ser definida.