A Controladoria Geral do Município de Juazeiro realizou duas visitas técnicas aos órgãos de controle e ouvidoria das cidades de Fortaleza e Sobral, esta semana. A iniciativa teve como objetivo buscar experiências de atividades bem sucedidas relacionadas ao controle, transparência e ouvidoria, para adaptá-las à realidade de Juazeiro do Norte.
De acordo com Ivan Figueiroa, Controlador e Ouvidor Geral, uma das missões da gestão municipal é fortalecer a CGM, trazendo maior transparência e otimização do controle interno da administração. Além disso, fortalecer a participação popular através da Ouvidoria, para ampliar o diálogo entre gestão e população, solucionando os problemas com maior facilidade. "É um primeiro passo para a unificação, para fortalecer uma rede de contato, de troca de experiências", ressalta.
Um dos sistemas de destaque, apresentado em Fortaleza, foi a Auditoria Interna Governamental', que consiste em uma aplicação web integralizadora dos processos de controle e ouvidoria. Seu uso, inclusive, tem teor sustentável, devido à redução no uso de papéis. A secretária Chefe da CGM Fortaleza, Cristina Machado, elogiou a ação. "O poder público é quem ganha, é o cidadão quem ganha. Porque quando estamos recebendo outros convidados que querem buscar conhecer o trabalho, a gente pode aprofundar nossas reflexões para melhorar as atividades", afirma.
Em Sobral, município com mais de 197 mil habitantes, a CGM verificou outros projetos implantados. Os acúmulos da visita serão relatados, analisados e repassados, posteriormente, para que sejam aplicados. Além disso, será feito, também, um termo de cooperação técnica entre as CGM de Juazeiro e as CGMs de Fortaleza e Sobral para implementar um sistema que automatiza algumas áreas de atuação da pasta.