A Secretaria de Educação de Juazeiro do Norte, por meio da Escola Ambiental Monsenhor Murilo de Sá Barreto e em parceria com a Autarquia Municipal de Meio Ambiente - AMAJU, está realizando a implantação, em escolas da Rede Municipal de Ensino, do Sistema Integrado de Sensibilização e Práticas em Educação Socioambiental - SISPEA.
Inicialmente, o projeto envolveu 10 unidades de ensino e, agora, está em fase de ampliação para as demais 84 escolas. O Sispea atua na aplicação da educação socioambiental nas escolas e comunidades, onde estão sendo realizadas atividades práticas dentro do contexto escolar, bem como o monitoramento e avaliação.
Com foco em desenvolvimento humano sustentável, através de práticas ambientais como resíduos sólidos e destinação dos recicláveis, bom uso da água e valorização do ambiente natural, além do cultivo de árvores nativas e fortalecimento da ecologia humana, o método pedagógico e participativo promove a multiplicação de ações que conscientizem a sociedade sobre a temática. A ferramenta é aplicada através de módulos semestrais voltados aos ensinos infantil e fundamental.
Durante o mês de abril, foram desenvolvidas diversas práticas com o intuito de trazer, para a rotina dos alunos, hábitos de conscientização e preservação do meio ambiente. Foram realizadas oficinas de eco brinquedos, utilizando materiais recicláveis, construção de hortas pedagógicas por amostragem, classificação e separação de resíduos recicláveis e estímulo ao uso consciente das águas. As atividades são contínuas e efetivadas junto ao Núcleo de Educação Ambiental - NEA.
Algumas unidades de ensino já possuem horta pedagógica, como é o caso do Centro de Educação Infantil - CAIC, no bairro Frei Damião. A Diretora da escola, Ruth Muniz, ressalta que a ação é realizada com educandos e professores e todos os alimentos colhidos na horta são utilizados no preparo das refeições da merenda escolar.
A diretora administrativa da Escola Ambiental, Tania Pinheiro, destaca que, mensalmente, é realizado o relatório com as atividades desenvolvidas, para o acompanhamento e monitoramento sistemático das ações.