Para intensificar a prevenção à violência nas escolas, a Prefeitura de Juazeiro convocou, de forma híbrida, a terceira reunião extraordinária, com integrantes do Programa Integrado de Prevenção e Redução da Violência - PREVIO. O momento ocorreu nessa quarta-feira, 19, com a participação de representantes do Estado, Poder Legislativo e outros órgãos. O principal ponto foi a elaboração de um plano intersetorial, com estratégias de comunicação, que objetiva definir protocolos e campanhas sociais para a paz nas escolas.
O plano terá ações conjuntas entre as secretarias de Educação, Saúde, Segurança Pública e Cidadania, além da Crede-19 e a Polícia Militar, para amenizar os danos do pânico causado nas escolas. Foi observada, ainda, a inclusão da Secretaria de Comunicação e do Corpo de Bombeiros Militar.
A estratégia de comunicação seguirá a ética jornalística, que ressalta a informação como um dever claro e objetivo.
A secretária de Educação, Pergentina Jardim, ressaltou a importância da cartilha Escola Segura, que possui orientações e encaminhamentos preventivos. Além disso, a titular destacou as formações que estão acontecendo com os agentes de portaria das escolas, para monitoração de entrada e saída, bem como a observação das crianças pelos professores e servidores em geral. "Temos feito um trabalho para mostrar que a escola não é um lugar de violência", disse.
O comandante da Guarda Civil Metropolitana, Jozimar Correia, disse que as ações estão sendo intensificadas com orientações e visitas pelo grupamento Rondas Operacionais de Prevenção Escolar - ROPE; mereceu destaque, na oportunidade, também, a parceria com a Polícia Militar nesse trabalho de prevenção à violência nas escolas.
Glêdson disse que o município permanece seguindo as orientações dos governos federal e estadual.
O secretário de Comunicação, Madson Wagner, destacou o Protocolo Nacional com a Imprensa e a responsabilidade conjunta que deve ser seguida com a sociedade. Ele deu ênfase à necessidade da campanha educativa entre as escolas e os pais.
Também esteve presente o presidente da Câmara de Vereadores, Capitão Vieira Neto, que garantiu a cooperação com o Poder Executivo, frisando que "a comunicação estará alinhada".
O PREVIO é uma expansão do Pacto do Ceará Pacífico, do Governo do Estado, que inclui participação de entidades como Ministério Público, Judiciário, Polícias Militar, Civil e Penal, Defensoria Pública, Perícia Forense, Crede 19 e as secretarias municipais.