A Secretaria de Educação de Juazeiro do Norte, em parceria com a Secretaria de Segurança Pública e Cidadania - SESP, promoveu no último sábado, 15, uma formação com porteiros das escolas que compõem a Rede Municipal de Ensino. A atividade contou com a presença de 109 profissionais, e é uma das várias estratégias de prevenção e combate à violência nas escolas.
Durante o momento, foram abordados os procedimentos de segurança e as técnicas de observação na portaria, principalmente no fluxo de entrada e saída.
A secretária de Educação, Pergentina Jardim, destacou que as formações ocorrem de maneira continuada. "A formação já estava prevista no nosso calendário, mas diante do cenário atual que permeia as escolas de todo o país, decidimos antecipar, na ideia de alinhar o trabalho que já é desenvolvido dentro da escola, trazendo orientações para reforçar a atenção destes profissionais, que são tão importantes na rotina escolar", pontuou.
O secretário Executivo da Sesp, Cesar Alves, destacou que as ações dos porteiros estão inseridas na colaboração mútua dos órgãos, e que o acesso à informação de prevenção e a observação estão sendo disponibilizados. "É importante que os profissionais saibam quais procedimentos adotar para que nossas escolas fiquem mais seguras", afirmou.
O subcomandante da Guarda Municipal, Maxwell Alcântara, frisou que o diálogo com a classe é importante, pois estão procurando ações de prevenção das ocorrências no ambiente escolar".
O porteiro da escola Heloísa Sobreira, Francisco dos Santos, ressaltou que na unidade de ensino já estão sendo reforçadas as atividades de incentivo à cultura de paz, de harmonia e encontro com os familiares, para que, tão logo, tudo volte à normalidade.
Ainda no cronograma de formações deste mês, haverá, também, o momento com os vigilantes das escolas. O tema terá como foco a fiscalização e a segurança patrimonial.