Para unificar ações, a Secretaria de Segurança Pública e Cidadania de Juazeiro - SESP e Secretaria de Educação - SEDUC, se reuniram nessa quinta-feira, 13. Na pauta, diálogos sobre atuações dos órgãos em ações de combate à violência nas escolas, além de violência familiar, doméstica e de gênero, com o exercício da Lei nº 4.910/2018.
Esta lei dispõe sobre a obrigatoriedade do ensino de noções básicas sobre a Lei Maria da Penha nas escolas da Rede Pública Municipal, com aspectos educativos sobre violência doméstica. A Seduc propôs um cronograma com o projeto "Viver sem violência: educar para transformar".
O projeto objetiva acolher, trabalhar os tipos de violência, mapear os perfis de pessoas vulneráveis e mudanças de comportamentos. A ação integrativa visa incluir temáticas como bullying e prevenção às drogas, bem como auxiliar as áreas de maior risco, com políticas públicas.
Foi dialogado, ainda, a integração com o monitoramento nas escolas pelo grupamento Rondas Ostensivas de Prevenção Escolar - ROPE, da Guarda Civil Metropolitana - GCM, que atua desde 2019, incluindo palestras educativas.
Os órgãos decidiram, também, a elaboração de um Termo de Cooperação Técnica entre a Academia Municipal de Segurança Pública - AMUSP, contribuindo na formação do Grupamento Ambiental Metropolitano - GAM e capacitações em geral.
A titular da Sesp, Silvia Soares, destacou a parceria na prevenção à violência escolar com a Polícia Militar do Ceará - PMCE. "Estamos fazendo todo um trabalho de ações conjuntas", pontuou.