Diante dos últimos acontecimentos ocorridos em unidades educacionais de todo o Brasil, a Prefeitura de Juazeiro do Norte tem desenvolvido ações preventivas em combate à violência nas escolas. Uma das medidas apresentadas pelo Prefeito Glêdson Bezerra, foi a convocação e realização de reunião extraordinária do Programa Integrado de Prevenção e Redução da Violência - PREVIO, que ocorreu nessa quinta-feira, 13, com a participação de diversos órgãos.
O programa é realizado em parceria com o Governo do Estado e várias instituições como o Ministério Público, Judiciário, Polícias Militar, Civil e Penal, Defensoria Pública, Perícia Forense, Crede 19, bem como as secretarias municipais.
Durante a reunião, foi frisada a importância da não paralisação das atividades, que têm sido intensificadas, desde o último domingo, 9. Dentre as medidas adotadas estão o constante diálogo com os órgãos de segurança, monitorando e identificando possíveis ameaças virtuais.
As rondas ostensivas, através do grupamento de Rondas Operacionais de Prevenção Escolar escolar - ROPE e da Polícia Militar, estão sendo realizadas nas unidades escolares e em suas adjacências desde a última segunda-feira, 10.
Ações educativas, por meio do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência - PROERD, também estão sendo promovidas, com palestras sobre violência, bullying e acesso à informação sobre os danos causados pelas drogas.
Nas escolas, está sendo realizada a ampliação do monitoramento no fluxo de entrada e saída, bem como fortalecimento no acolhimento dos discentes, com atenção redobrada e diálogos constantes.
A secretária de Educação, Pergentina Jardim, destaca que os projetos já desenvolvidos no ambiente escolar, que evidenciam a cultura da paz, estão sendo ainda mais desempenhados, bem como a antecipação da formação dos porteiros. "Como estratégia, a equipe de Controle Interno da Seduc antecipou a formação dos porteiros com objetivo de promover as principais orientações de funcionamento a partir desta realidade vivenciada em todo o país", pontuou.
O gestor municipal, ressaltou que o Governo Federal destinou um programa de liberação de recursos para os municípios e estados e que, a Secretaria de Segurança Pública e Cidadania do Município já está preparando o projeto para apresentar, atendendo os requisitos previstos no edital e, com isso, fortalecer as estratégias de prevenção à violência nas escolas.
Outra medida apontada pelo prefeito foi a autorização de implantação de um núcleo de atendimento socioemocional, contendo profissionais das áreas da psicologia e assistência social do município. "Essa ação visa oferecer uma atenção redobrada, na observação psicossocial mais intensa a casos de desvio de comportamento padrão".
Está sendo reforçada, também, a importância da família no monitoramento e acompanhamento do histórico de acessos dos seus filhos nas redes sociais, além da observação das mochilas. Destacaram, ainda, que não sejam propagados fakes news e o compartilhamento de imagens de ataques em escolas, pois essas atividades potencializam a situação.
A Seduc orienta, ainda, a utilização do canal de denúncias com informações sobre ameaças e possíveis ataques contra as escolas. O canal, criado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, é uma das ações da operação Escola Segura, do Governo Federal, e pode ser feito de forma anônima.
A permanência da Guarda Municipal também pode ser acionada por meio do telefone (88) 3199-0459.