Duas escolas da Rede Municipal de Ensino de Juazeiro foram selecionadas para participar do Programa Residência Pedagógica da Universidade Regional do Cariri - URCA. O programa visa fomentar e contribuir para o aperfeiçoamento da formação inicial docente e de professores da Educação Básica, sendo desenvolvido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES.
As escolas Padre Cícero e Tabelião Expedito Pereira foram as selecionadas, garantindo o desenvolvimento de ações que possibilitem a prática para aqueles que pretendem entrar na docência. As unidades de ensino recebem duas vezes por semana, estudantes do curso de Pedagogia, que são acompanhadas pelas professoras. Tanto as professoras, como as residentes, recebem bolsas de auxílio financeiro e formações continuadas. O programa tem duração de 18 meses.
Para participar, as escolas e os professores preceptores realizam inscrições de acordo com as normas estabelecidas em edital disponibilizado pela Universidade. O PRP é coordenado pela Professora Dra. Isabelle Noronha.
Assis Soares, diretor de uma das escolas, destaca que tem sido uma experiência única de partilha de saberes. "O projeto foi inscrito, abordando o rendimento escolar e o acompanhamento pedagógico. As residentes têm um primeiro momento de ambientação da escola e conhecimento do projeto político pedagógico", explica. Ele conta, também, que o projeto desempenhado na escola tem foco na leitura e contação de histórias.
A professora preceptora Inácia Supriano, da Escola Padre Cícero, recebe seis estudantes do curso de Pedagogia e ressalta que é um aprendizado mútuo. "As alunas têm a possibilidade de colocar em prática o que é estudado no curso, promovendo a interação e o contato entre o futuro docente e o aluno. É no chão da escola, que fazemos a reflexão entre teoria e prática, desenvolvendo ações que potencializam o ensino aprendizado," pontua a profissional.
As participantes do projeto se reúnem, uma vez por semana, na universidade, para realizar estudos de formação, apresentar suas experiências e resultados.
A professora da Urca e coordenadora do projeto da licenciatura em Pedagogia, Sislândia Brito, explica que a escola é o laboratório onde os residentes aprendem a experimentar o dia a dia da sala de aula.
A secretária de Educação, Pergentina Jardim, reforça o quanto são benéficos a aproximação e o diálogo entre as instituições de Ensino Superior com a Rede Municipal para o estabelecimento de ações que viabilizem as potencialidades de professores, alunos e residentes.